sábado, 9 de agosto de 2014

Boletim do SINPRO - Agosto 2014


ACORDO GARANTE REAJUSTE DE 8% RETROATIVO A MAIO 
PARA TODOS OS PROFESSORES

Professores das escolas particulares de Nova Friburgo, após quatro meses de negociações dos Sindicatos dos professores e da FETEERJ (Federação que congrega os sinpros do Estado do Rio) com o Sindicato Patronal (SINEPE), terão 8% (oito por cento) de reajuste salarial. Incidente no salário de todos aqueles que recebem acima dos pisos da categoria, o valor representa um ganho real de 2% (dois por cento) acima do índice oficial da inflação. Houve ainda mais duas importantes vitórias: 10% (dez por cento) de reajuste no piso daqueles que trabalham na educação infantil e no primeiro segmento do ensino fundamental; sobre o direito à estabilidade para quem está prestes a se aposentar, os professores que tiverem, pelo menos, 5 (cinco) anos de serviços prestados no mesmo estabelecimento de ensino, passam a ter 15 (quinze) meses de estabilidade e não mais os 12 (doze) antes previstos.

Mas é preciso estar atento para o seguinte fato: o reajuste deve ser pago de forma retroativa a maio, mês da nossa data-base. Há colégios que já adiantaram a diferença correspondente ao índice da inflação do período de maio de 2013 a abril de 2014 (cerca de 6%) e terão que pagar agora os 2% restantes, incluindo os meses de maio a agosto. Os estabelecimentos de ensino que nada deram, terão que pagar os reajustes integrais de 8% ou 10% também incluindo os meses anteriores. Quem perceber que a escola só pagou o reajuste a partir de agosto, precisa denunciar ao Sindicato, pois está sendo lesado!

É preciso seguir lutando pela unificação dos pisos salariais, com a extinção das diferenças existentes, na tabela dos pisos salariais, em função de número de alunos por turma, para que sejam respeitados o Plano de Educação de Nova Friburgo e a Lei Municipal 3.913/2011. Também continuaremos na luta pelo pagamento da hora-tecnológica e pelo plano de carreiras para os trabalhadores da educação da rede particular. Mas é preciso haver MOBILIZAÇÃO da categoria para avançar nas conquistas. JACARÉ PARADO VIRA BOLSA DE MADAME!

ACORDO HISTÓRICO COM UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

O SINPRO DE NOVA FRIBURGO E REGIÃO realizou reuniões com os professores da Universidade Estácio de Sá nos meses de maio e junho, para discussão e aprovação da pauta de reivindicações apresentada à direção da instituição em Nova Friburgo. Conseguimos assinar um acordo coletivo histórico com a UNESA, depois de vários anos de batalhas neste sentido. Os salários de todos os professores foram reajustados em 5,82% (índice oficial da inflação) retroativos a maio, e os salários devidos de setembro serão corrigidos em 2,90% a título de ganho real, perfazendo um reajuste total de 8,90%.

Ainda há muito o que avançar, mas trata-se de um primeiro passo fundamental para a garantia dos direitos dos professores do ensino superior em Nova Friburgo. Vamos à luta agora para obter a mesma conquista para os professores da Universidade Cândido Mendes!

[CLIQUE para ver o Acordo]


SINPRO FIRMA CONVÊNIO COM UNIODONTO: PLANO ODONTOLÓGICO COM DESCONTO PARA OS PROFESSORES SINDICALIZADOS

Como um primeiro passo para oferecer aos professores associados ao nosso sindicato benefícios que vão além do plantão do departamento jurídico e da disposição de luta da entidade para a conquista de melhorias salariais e de condições dignas de trabalho dos trabalhadores em educação das escolas particulares, o Sinpro de Nova Friburgo e Região divulga o convênio assinado com a cooperativa nacional de dentistas UNIODONTO, para ofertar aos professores sindicalizados plano de assistência odontológica com cerca de 40% de desconto. O professor interessado que ainda não for sindicalizado deve procurar a sede do Sinpro e fazer a sua filiação, para, então, ter direito ao contrato de adesão ao plano com o desconto. Esperamos em breve poder anunciar o convênio com plano de saúde. Aguardem!


TODA SOLIDARIEDADE AO POVO PALESTINO! BASTA DE GENOCÍDIO!

Ato público promovido pelo Comitê de Nova Friburgo de Solidariedade à Palestina e organizado pelos partidos socialistas PCB, PSOL e PSTU, realizado no dia 06 de agosto na Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, contou com uma mesa formada pelos professores de História Antonio Jorge (PCB), Rodrigo Cosenza (PSOL), Ricardo Mansur (PSTU) e Sergio El-jaick (Coletivo da Memória de Nova Friburgo), que analisaram o conflito histórico e apontaram para a necessidade urgente de uma grande mobilização mundial em apoio aos palestinos e contrária à ação terrorista do Estado de Israel, sustentada economicamente pelos lucros da indústria bélica e política e militarmente pelo imperialismo estadunidense.

Gaza é uma pequena faixa de costeira com a maior densidade populacional do mundo que, na prática, foi transformada em um campo de concentração, devido ao cerco militar imposto pelo Estado de Israel, com terríveis limitações para o acesso à alimentação, ao socorro médico, à eletricidade e água. São um milhão e oitocentos mil palestinos confinados em um local sem saída para o mar, por terra ou pelo ar, sem condições de fugir das bombas e dos ataques por terra que Israel descarrega sem piedade sobre os palestinos, desta vez matando quase duas mil pessoas, dentre centenas de crianças. Nada justifica tamanha carnificina.

Os presentes ao ato aprovaram carta de repúdio ao sionismo e em favor de uma campanha pelo rompimento de relações diplomáticas e comerciais do Brasil com Israel. O Sinpro de Nova Friburgo e Região soma-se, mais uma vez, a esta luta anti-imperialista e verdadeiramente humanitária, pela paz mundial e em defesa da soberania e da autodeterminação dos povos.