sábado, 18 de abril de 2015

Boletim do SINPRO - Abril 2015


MOBILIZAR A CATEGORIA PELO REAJUSTE DE 13% E PISO SALARIAL UNIFICADO

O SINPRO DE NOVA FRIBURGO E REGIÃO convoca os professores das escolas particulares a participar da CAMPANHA SALARIAL 2015, comparecendo à Assembleia que acontecerá no dia 25 de abril (sábado), às 10 horas, na sede do sindicato (Avenida Alberto Braune, 88, salas 209/210). Somente com a presença dos professores teremos força para conquistar um reajuste salarial que, além de repor as perdas causadas pela inflação, garanta também ganhos reais. Os sindicatos das diversas regiões do Estado do Rio, sob liderança da FETEERJ (Federação dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino), estão encaminhando aos patrões (representados pelo SINEPE) a proposta de 13% (treze por cento), tendo em vista que o INPC (índice da inflação) acumulado nos últimos 12 meses (abril de 2014 a março de 2015) passou de 8,4%. Queremos aumento de salário e não apenas reposição de perdas. Mais uma vez os patrões vão usar a desculpa da crise para negar atendimento às nossas reivindicações. Nos momentos de crescimento econômico não fomos favorecidos com ganhos maiores. Pelo contrário, várias escolas descumprem direitos, desvalorizando a nossa força de trabalho. Os trabalhadores já estão cansados de pagar pelas crises econômicas criadas pelo capitalismo.

Defendemos também um piso salarial unificado para TODOS os professores das escolas, suprimindo as diferenças existentes entre os pisos salariais da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. Afinal, os professores têm a mesma formação, mesmas necessidades e dedicam-se ao trabalho com o mesmo afinco. As discrepâncias salariais existentes não se justificam. Vamos lutar pela equiparação salarial para os professores e professoras da educação básica, da educação infantil ao ensino médio. Mas a nossa vitória depende da mobilização da categoria. Por isso, professor, é fundamental sua participação nas assembleias e atividades convocadas pelo sindicato.


ASSEMBLEIA GERAL
DIA 25 DE ABRIL (SÁBADO), ÀS 10 HORAS NA SEDE DO SINDICATO
PARTICIPE!



IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO: PARTICIPAR PARA GARANTIR DIREITOS

O Conselho Municipal de Educação de Nova Friburgo fará realizar a IV Conferência de Educação, que aprovará o novo Plano Decenal (2016-2026) do Município. O Plano de Educação atual prevê metas para cumprimento de ações em favor dos direitos da população de acesso à educação pública de qualidade nos diferentes níveis e segmentos, além de regulamentar diversos aspectos das condições dos trabalhadores e trabalhadoras nas escolas. Uma das principais conquistas previstas no Plano é o limite máximo de estudantes por turma, questão que poucas escolas respeitam e que está ameaçada.

Se depender de representantes da Prefeitura e dos donos das escolas, teremos um plano rebaixado, com redução de direitos e metas “exequíveis”, para simplesmente manter o que se pratica hoje na educação do município, com salas superlotadas, carência de profissionais, salários arrochados, descumprimento dos planos de carreira, desrespeito aos direitos trabalhistas.

Não podemos deixar que isso aconteça! Na assembleia do dia 25/04, vamos eleger os delegados do Sinpro para participar da Conferência Municipal de Educação, que acontecerá no final de maio. Quanto mais representantes dos professores tivermos, maior será nossa pressão para aprovar um Plano de Educação que amplie os direitos e avance no caminho da EDUCAÇÃO PÚBLICA DE QUALIDADE. PARTICIPE DESTA LUTA!


TODOS CONTRA A TERCEIRIZAÇÃO

Foi aprovado pela Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 4.330, que amplia a possibilidade de terceirizar os empregos para todas as funções em empresas públicas e privadas. Se a terceirização já acontece em atividades consideradas secundárias pelos patrões (como limpeza, vigilância, transportes, alimentação, etc), passa a valer também para as funções principais, diretamente ligadas à produção de mercadorias, serviços públicos, educação, saúde, etc.

Os trabalhadores terceirizados ganham 24,7% a menos do que os empregados diretos, trabalham 3 horas a mais por semana, permanecem menos tempo no emprego. Mais ataques serão feitos contra os direitos trabalhistas, a jornada de trabalho aumentará e crescerá ainda mais o desemprego. Os salários serão reduzidos. É o paraíso para os capitalistas e o inferno para os trabalhadores!

ABAIXO O PL 4330! CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO! NÃO ÀS TERCEIRIZAÇÕES E AO AJUSTE FISCAL DO GOVERNO DILMA! OS TRABALHADORES NÃO VÃO PAGAR PELA CRISE!